Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49501

Compartilhe esta página

Título: Tecnologias da informação e comunicação no ensino da odontologia : uma revisão de literatura
Autor(es): FARIAS, Felix Rodrigo Lima de
Palavras-chave: Educação em odontologia; e-Learning; TIC's; Dentistry
Data do documento: 18-Out-2022
Abstract: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm mudado a maneira como nos comunicamos, colaboramos e nos expressamos. Na odontologia, as TICs podem ser utilizadas de maneiras complementares aos conteúdos teóricos e procedimentos clínicos práticos que, tradicionalmente, são realizados de maneira presencial. O objetivo deste estudo foi identificar experiências de utilização das TICs no ensino da odontologia e contribuir com informações para os planejamentos e práticas educacionais na área. Foi realizada uma revisão de literatura narrativa através de uma busca online utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), IEEE e ACM. Na estratégia de busca foram utilizados os seguintes descritores: “e-Learning”; “Ensino a Distância”; “Tecnologias da Informação e Comunicação”; “Educação em Odontologia”; “Odontologia”; “Estudantes de Odontologia”. A busca foi realizada entre os meses de maio e junho de 2022. Foram incluídos 30 artigos publicados nos últimos 15 anos, nos idiomas português ou inglês e que estavam integralmente disponibilizados. A utilização de TICs no ensino da Odontologia revelou diversas estratégias como os simuladores, realidade virtual e ambiente virtuais de aprendizagem. Nesse sentido, verificou-se a importância da aplicação das TICs nas práticas de ensino da odontologia, não só pelos casos de sucesso, mas também pela criação de uma cultura de utilização e melhor aproveitamento das ferramentas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49501
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Felix.pdf722,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons